Síndrome de Burnout em docentes

Autores

  • Suelen Fernanda Nunes
  • Luciane Najar Smeha

Resumo

O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa teórica, que objetivou compreender os fatores desencadeantes da Síndrome de Burnout em docentes de escolas de ensino médio e elucidar seus sintomas e possibilidades de tratamento. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura. Os dados foram obtidos por meio de buscas na base de dados Scielo, para isso utilizou-se como descritores: Síndrome de Burnout e docência. Além disso, também foram utilizados livros e capítulos de livros que versam sobre a temática. O estudo revelou a importância do esclarecimento à sociedade sobre o risco da Síndrome de Burnout em docentes, considerando que esses profissionais estão expostos aos seguintes fatores desencadeantes: situações de estresse, cansaço, exaustão emocional, sobrecarga de trabalho, baixa remuneração e pouco reconhecimento social. Assim, a escola poderá prevenir fatores desencadeantes e detectar precocemente os sintomas que indicam sofrimento psíquico e, a partir disso, orientar e incentivar o docente a buscar tratamento especializado.

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Como Citar

Nunes, S. F., & Smeha, L. N. (2017). Síndrome de Burnout em docentes. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(1), 261–271. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2190

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Artigos