O mundo do trabalho e suas contradições: o Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS como relato de experiência

Suili Zappas, Larissa Ramalho Pereira

Resumo


Neste trabalho, visa-se discutir as transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho, entre as principais: a globalização financeira, as inovações tecnológicas, as novas formas de gestão e a terceirização do trabalho, as quais têm repercutido drasticamente na saúde/doença do trabalhador.  A partir da experiência de estágio obrigatório em Serviço Social, realizado junto ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS I Santa Maria - RS, foi possível perceber o sofrimento dos trabalhadores vítimas das novas modalidades e exigências do trabalho e assim, surgiu a vontade de aprofundar estudos sobre a “saúde do trabalhador”, com vistas a identificar possíveis formas de superação dos sofrimentos oriundos do trabalho. Diante disso, realizou-se levantamento bibliográfico acerca do tema, a fim de identificar as peculiaridades do trabalho e dos trabalhadores do CREAS e outros. Para melhor explicação, dividiu-se o artigo em seções. Inicialmente, uma breve introdução abordando todos os assuntos que serão discutidos. Na primeira seção, serão tratados assuntos referentes ao mundo do trabalho e seus reflexos na contemporaneidade, dando maior ênfase à epidemia da terceirização e os impactos para o trabalhador. Na seção seguinte, discutir-se-á a saúde/doença do trabalhador: um reflexo da precarização no mundo do trabalho, destacando como prioridade os trabalhadores do CREAS. Este estudo possibilitou a identificação das principais causas do sofrimento dos trabalhadores em geral, especialmente os trabalhadores do CREAS I Santa Maria - RS.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.