Superando limites: humanização e cuidado ao consumidor superendividado

Vanessa Trindade Nogueira, Alexandre Reis, Fernanda Pires Jaeger, Carin Otilia Kaefer

Resumo


O acesso ao crédito possibilitou a inclusão das pessoas ao mercado de consumo, mas, muitas se mostram despreparadas para lidar com esta condição, gerando o fenômeno do superendividamento. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um relato de experiência referente a uma intervenção interdisciplinar junto aos consumidores em situação de superendividamento. Trata-se de uma ação que foi realizada pelos cursos de Psicologia, Ciências Econômicas, Direito e Serviço Social que prestaram assistência a comunidade, através de cinco etapas: acolhimento, entrevista, oficina/ orientação e educação financeira, sessões de conciliação e feedback. As ações do projeto possibilitaram apoio e orientação que viabilizaram a reorganização financeira dos participantes e suas famílias. O trabalho interdisciplinar oportunizou acompanhamento qualificado, humanizado e resolutivo para situações de superendividamento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.