Desenvolvimento profissional docente: um estudo sobre identidade docente e formação de professores

Tamila Vasconcelos Maciel, Greice Scremin

Resumo


Com este trabalho objetiva-se refletir acerca do desenvolvimento profissional dos professores com base nos conceitos de identidade e formação docente. Para isso, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, desenvolvida a partir dos procedimentos caracterizando um estudo de estado da arte. A base de busca de artigos foi o site Scielo a partir dos descritores: Formação de professores e Identidade docente, no período de 2011 a 2016. Foram identificadas duas categorias: Complexidade e constituição da formação de professores e Identidade docente e seus elementos constitutivos. Conclui-se, com este estudo que as temáticas sobre formação de professores e identidade docente se colocam como temas inesgotáveis e é sempre instigadora na educação, por esse motivo, a reflexão a respeito da formação e do exercício docente exige uma relação intrínseca com o contexto social, seus valores e tensões, explicitando a constante atualidade de sua discussão. Assim a formação de professores e as identidades docentes precisam ser pensadas baseadas nas transformações da sociedade, contudo, esse processo é um constante desafio.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.