As ciências da natureza nos registros de escolares dos anos iniciais: temas abordados e recursos utilizados
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar quais os conteúdos e recursos didáticos foram utilizados por uma docente para ensinar ciências a uma turma de segundo ano dos anos inicias do ensino fundamental da região central do estado do Rio grande do Sul. O período de análise foi de 99 dias letivos do primeiro semestre de 2012. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se da abordagem quali-quantitativa, a partir de um estudo descritivo-exploratório. Para a coleta de dados foi utilizado uma pesquisa documental nos materiais didáticos dos escolares (caderno, avaliações e livro didático). Constatou-se que as Ciências da Natureza ocuparam pouco espaço no currículo dos escolares e quando inclusa apresentaram-se geralmente desarticuladas das demais áreas do conhecimento. Quanto aos recursos utilizados, evidenciou-se que diferentes alternativas didáticas foram utilizadas para abordar conteúdos de ciências, porém em projetos ou intervenções pontuais. Contudo, se a frequência e a qualidade das aulas de Ciências da Natureza continuarem de modo pontual, com abordagens metodológicas tradicionais e com recursos didáticos pouco inovadores, a formação científica dos estudantes permanecerá precária.
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