As ciências da natureza nos registros de escolares dos anos iniciais: temas abordados e recursos utilizados

Rita de Cássia Borges, Rosemar de Fátima Vestena, Elenize Rangel Nicoletti

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar quais os conteúdos e recursos didáticos foram utilizados por uma docente para ensinar ciências a uma turma de segundo ano dos anos inicias do ensino fundamental da região central do estado do Rio grande do Sul. O período de análise foi de 99 dias letivos do primeiro semestre de 2012. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se da abordagem quali-quantitativa, a partir de um estudo descritivo-exploratório. Para a coleta de dados foi utilizado uma pesquisa documental nos materiais didáticos dos escolares (caderno, avaliações e livro didático). Constatou-se que as Ciências da Natureza ocuparam pouco espaço no currículo dos escolares e quando inclusa apresentaram-se geralmente desarticuladas das demais áreas do conhecimento. Quanto aos recursos utilizados, evidenciou-se que diferentes alternativas didáticas foram utilizadas para abordar conteúdos de ciências, porém em projetos ou intervenções pontuais. Contudo, se a frequência e a qualidade das aulas de Ciências da Natureza continuarem de modo pontual, com abordagens metodológicas tradicionais e com recursos didáticos pouco inovadores, a formação científica dos estudantes permanecerá precária.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.