Formação docente na Educação à Distância: possibilidade de mudança paradigmática estrutural

Autores

  • Jucemara Antunes
  • Sonia Marli Righi Aita
  • Rosane Carneiro Sarturi

Resumo

O artigo apresenta uma síntese de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo refletir acerca da formação docente no curso de Pedagogia na modalidade à distância, de uma instituição pública superior de ensino, localizada na região central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Optou-se pela abordagem qualitativa, na qual, foram coletados dados através de entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. Conclui-se que a proposta de formar pedagogos a distância pode ser uma possibilidade de mudança paradigmática estrutural, pois a Educação à Distância (EAD) oportunizou aos acadêmicos vivenciarem um novo desenho de formação, de modo flexível, nos tempos e espaços que o aluno possa realizar e participar presencial ou a distância das atividades propostas trabalhando cooperativamente com os colegas, professores e tutores. Paralelo a esses elementos, destaca-se que a EAD propicia a autonomia do aluno, almejada nos diferentes contextos educativos, ou seja, que o aluno se torne sujeito autônomo de seu saber. Outro elemento fundamental refere-se à formação realizada a distância pode influenciá-lo à utilização das ferramentas tecnológicas, propondo seu uso no cotidiano das suas práticas docente.

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Como Citar

Antunes, J., Aita, S. M. R., & Sarturi, R. C. (2016). Formação docente na Educação à Distância: possibilidade de mudança paradigmática estrutural. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 16(2), 263–277. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1872

Edição

Seção

Artigos