Práticas lúdicas na Educação Superior: contribuições à formação acadêmica nos cursos de Pedagogia e Enfermagem

Autores

  • Taís Queler de Moraes Conrado
  • Janilse Fernandes Nunes

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com dois cursos de formação superior do Centro Universitário Franciscano, Pedagogia e Enfermagem. São apresentadas as reflexões de uma Pedagoga na sua conclusão de curso, no ano de 2013, acerca de uma pesquisa na qual se buscou apontar as referências sobre a ludicidade a partir de uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Pedagogia e Enfermagem, tendo a ludicidade como princípio fundamental na formação docente e na humanização para a área da saúde. Neste sentido, a delimitação do tema desta pesquisa centrou-se na análise de práticas lúdicas presentes nos processos formativos dos cursos de graduação em Enfermagem e Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior, com o objetivo de reconhecer como as práticas lúdicas estão inseridas em ambos os cursos e com o problema: Como as práticas pedagógicas lúdicas são organizadas no currículo dos cursos de Pedagogia e Enfermagem? Concluímos que a ludicidade é um elemento importante na formação social do humano e que mesmo com focos de estudo diferentes, a Pedagogia e a Enfermagem têm desempenhado um trabalho de qualidade, pois os dois cursos apresentam significativas ações em relação ao educar e o cuidar do ser humano.

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Como Citar

Conrado, T. Q. de M., & Nunes, J. F. (2016). Práticas lúdicas na Educação Superior: contribuições à formação acadêmica nos cursos de Pedagogia e Enfermagem. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 16(2), 241–251. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1870

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Artigos