A atuação psicopedagógica diante do processo de aprendizagem de crianças com autismo

Autores

  • Gabriela Bassotto Menezes
  • Louise da Silveira Pedrotti Machado
  • Luciane Najar Smeha

Resumo

Neste estudo, aborda-se o papel da psicopedagogia no contexto da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica simples com o objetivo de discutir a inclusão escolar e o papel do psicopedagogo diante do processo de aprendizagem de crianças com TEA. Os resultados evidenciam que a atuação psicopedagógica deve acontecer em consonância com os demais profissionais envolvidos no atendimento à criança. A prática psicopedagógica precisa propor comunicação eficaz com a criança, desenvolver e sustentar modos de brincar, promovendo a interatividade e o avanço na capacidade de simbolizar. Deve também despertar o desejo de aprender e favorecer que a criança aprenda a aprender, dentro de suas possibilidades. Por fim, salienta-se que o psicopedagogo é um profissional de importância primordial no tratamento da criança com autismo.

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Como Citar

Menezes, G. B., Machado, L. da S. P., & Smeha, L. N. (2016). A atuação psicopedagógica diante do processo de aprendizagem de crianças com autismo. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 16(1), 1–11. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1836

Edição

Seção

Artigos