Construção e aplicação da Educação Ambiental objetiva no Ensino Fundamental e Médio e possíveis alterações na política pedagógica escolar

Cleonir Martins Carpes, Martha Bohrer Adaime, José Sales Mariano da Rocha, Isadora Carpes Daltrozo

Resumo


Na pesquisa objetivou-se  avaliar os conhecimentos ambientais nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Santa Maria - RS. Para tal, foram aplicados questionários aos alunos das escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio, com temas voltados aos Recursos Naturais Renováveis. Das 36 escolas pesquisadas, a amostragem contemplou 26 de ensino fundamental e 22 de ensino médio. Os métodos empregados foram: Seleção das escolas; Seleção das classes para aplicar os questionários; Informes aos alunos sobre a metodologia da pesquisa; Escolha das séries para a pesquisa; Análises estatísticas para avaliação do nível de conhecimento dos alunos. Ao compilar os resultados, verificou-se que o conhecimento da temática ambiental no ensino fundamental (conhecimentos sobre os recursos Naturais renováveis), foi superior ao ensino médio. Em todas as interações possíveis entre as escolas, as análises comparativas dos desvios nos níveis escolares considerados (8ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio) mostraram grandes discrepâncias, cujos resultados favoreceram as escolas de ensino fundamental, ou seja, os alunos nas Escolas de Ensino Fundamental responderam aos questionários com maior coerência e conhecimento dos temas relacionados à pesquisa. Concluiu-se que a Educação Ambiental Objetiva não está inserida no planejamento de ensino das escolas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.