A percepção ambiental dos alunos de 2º ano do Ensino Médio de Quevedos, RS, Brasil

Autores

  • Natália Lampert Batista
  • Roberto Cassol
  • Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo

Os mapas mentais possibilitam a inclusão de elementos subjetivos que, geralmente, não estão presentes nos mapas tradicionais e remetem aos sentimentos topofílicos e topofóbicos, fazendo com que o mapeador expresse sua afetividade e sua compreensão da realidade. Assim, tem-se como objetivo no presente trabalho: contribuir para estudos geográficos enfatizando a percepção ambiental local dos alunos de 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Educação Básica Dom Pedro I, por meio da elaboração de mapas mentais. Essa investigação foi embasada no método fenomenológico, proposto por Husserl, e a análise dos mapas mentais apoiou-se na “Metodologia Kozel”. Constatou-se que práticas vinculadas ao entendimento ambiental local se tornam urgentes para a construção de um entendimento do espaço que possibilite uma leitura e uma compreensão das verdades temporárias sobre o “mundo” de modo articulado, inter-relacional e sistêmico, permitindo um pensar reflexivo e despertando o sentimento de pertencimento e a identidade dos educandos.

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Como Citar

Batista, N. L., Cassol, R., & Becker, E. L. S. (2016). A percepção ambiental dos alunos de 2º ano do Ensino Médio de Quevedos, RS, Brasil. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 15(2), 237–249. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1782

Edição

Seção

Artigos