Projetos de trabalho na educação infantil: gostos e descobertas para uma alimentação saudável
Resumo
Neste trabalho o objetivo foi registrar e refletir acerca das memórias pedagógicas vivenciadas no contexto de uma turma de educação infantil de uma escola privada, situada no centro da cidade de Santa Maria, RS. A proposta pedagógica desenvolvida fez parte do Estágio de Apoio Pedagógico (PME 302), do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Franciscano. A proposta envolveu a reflexão sobre possibilidades educativas emergentes das práticas de estágio onde foram trabalhadas a abordagem e discussões dos assuntos relacionados à alimentação saudável, que ampliaram os conhecimentos das crianças sobre o tema. Como opção metodológica, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico aliado ao método autobiográfico. Para tanto, o desenho metodológico contribuiu para a compreensão dos dados emergentes da prática de estágio em relação aos referencias teóricos pesquisadas. Foi possível compreender a importância do papel do pedagogo na formação alimentar das crianças, bem como destacar-se a pertinência das práticas pedagógicas vinculadas a tal projeto por permitirem aprimorar e ampliar o menu dos gostos infantis, encorajando as crianças a experimentarem novos sabores, através da organização de um ambiente tranquilo, acolhedor e afetivo.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











