Relevo do Brasil e sua representação em maquete

Autores

  • Cláudio Palagi da Silva
  • Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo

Neste trabalho, o objetivo é mostrar a metodologia para representar as unidades do relevo do Brasil por meio da maquete e identificar as diferentes formas que constituem a paisagem geomorfológica brasileira.  Utilizou-se a classificação dos domínios morfoclimáticos, na escala horizontal 1:5.000.000 e, com o exagero vertical, na escala 1:10.000. Os resultados evidenciam a baixa altitude do relevo do Brasil, ou seja, 99,46% do total do território brasileiro encontra-se em cotas altimétricas de até 1200 metros evidenciando as baixas altitudes e os relevos desgastados pelo tempo e pela erosão dos agentes externos. O tema, relevo do Brasil, foi escolhido para a representação na maquete por ser objeto de estudo na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Além disso, nos traços gerais, o relevo do Brasil, para recurso didático, é simples: escudos cristalinos, planaltos, planícies e depressões, apresentando os compartimentosgeomorfológicos bem diferenciados, oportunizando a fácil delimitação por meio das cartas topográficas. A visualização tridimensional dos compartimentos geomorfológicos e as diferentes altitudes do relevo permitem trabalhar de forma integrada outros aspectos da Geografia como escoamento superficial, fatores climáticos, vegetação, erosão, ocupação do solo e outros. E, sob este aspecto, torna-se um excelente recurso didático no ensino do relevo do Brasil para estudantes da Educação Básica e também para deficientes visuais.

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Como Citar

Silva, C. P. da, & Becker, E. L. S. (2016). Relevo do Brasil e sua representação em maquete. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 15(1), 1–15. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1766

Edição

Seção

Artigos