A inclusão do aluno com Síndrome de Down na rede regular de ensino: reverberações na dinâmica familiar

Autores

  • Suélen da Silveira Ilha
  • Andréia Sorensen Weber
  • Luciane Najar Smeha

Resumo

Neste estudo buscou-se conhecer a repercussão do processo de inclusão escolar na dinâmica familiar de alunos com síndrome de Down (SD), elucidando os principais sentimentos e dificuldades do período de transição da educação infantil para o ensino fundamental. Foi realizado um estudo de caso múltiplo, com a participação de três famílias que tinham na sua configuração um filho com síndrome de Down (SD), matriculado na rede regular de ensino. Constatou-se que o impacto causado pela inclusão reverbera em mudanças no funcionamento da família e na qualidade das interações entre seus membros. O subsistema parental torna-se preponderante em relação ao subsistema conjugal, além de que o subsistema fraterno recebe pouca atenção dos genitores e muitas responsabilidades, o que determina um amadurecimento precoce. Assim, as frustrações diante das dificuldades no processo de inclusão, afeta toda a família, em especial a mãe, que revive o sentimento de fracasso vivenciado no diagnóstico. Em relação à família ampliada, há pouca participação no cuidado e muitas cobranças quanto ao desenvolvimento da criança. Conclui-se que as dificuldades vivenciadas ao inserir o filho(a) na rede regular de ensino podem desorganizar o equilíbrio do sistema familiar, afetando as relações estabelecidas no interior e entre os subsistemas e, em decorrência, prejudicando o desenvolvimento da criança com síndrome de Down.

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Como Citar

Ilha, S. da S., Weber, A. S., & Smeha, L. N. (2016). A inclusão do aluno com Síndrome de Down na rede regular de ensino: reverberações na dinâmica familiar. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 14(2), 291–309. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1763

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Artigos