A percepção de professores sobre o bullying escolar

Raquel Flores de Lima, Márcia Elisa Jager, Danielle da Costa Souto, Carlos Alberto Decimo Martins, Ana Cristina Garcia Dias

Resumo


Este estudo busca conhecer a percepção de professores do ensino público estadual de Santa Maria - RS sobre o “bullying” escolar, seus fatores desencadeantes e a presença de orientações sobre como lidar com este problema durante sua formação profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores, com idade entre 30 e 50 anos, que possuíam cinco anos de docência ou mais. Todos os participantes trabalhavam com crianças na faixa etária entre 10 e 14 anos. As informações foram submetidas à análise de conteúdo. Alguns professores demonstraram conhecimento sobre o “bullying”, porém não se sentem preparados para lidar com o problema e consideram que existe a necessidade de uma maior formação para a realização de ações preventivas e interventivas Os fatores destacados pelos professores como desencadeantes do “bullying” são: a mídia, as relações familiares disfuncionais e alguns aspectos sociais e culturais presentes no cotidiano dos alunos.

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