O livro didático e a alfabetização científica em ciências: uma análise nos anos iniciais do ensino fundamental da modalidade de educação de jovens e adultos

Lidiane dos Santos Rodrigues, Rosemar de Fátima Vestena

Resumo


Os livros didáticos distribuídos às escolas, pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos, são recentes. Estes, no cotidiano escolar, têm se constituído como o recurso mais utilizado, tanto para o professor preparar suas aulas, quanto para os alunos terem acesso ao conhecimento. Este trabalho teve como finalidade analisar como a alfabetização científica ocorre a partir das temáticas propostas nos livros didáticos em Ciências da Natureza, na modalidade EJA dos anos iniciais. Também aborda as temáticasEJA, como modalidade de ensino; a importância da alfabetização científica nas Ciências da Natureza nos currículos escolares e a alfabetização científica em Ciências nos livros didáticos.  A pesquisa foi documental e descritiva, com abordagem qualitativa. Os livros didáticos da coleção didática Viver, Aprender foram avaliados pela técnica de análise textual discursiva.  Os resultados apontam para o uso deste recurso, como desencadeador de uma alfabetização científica em Ciências da Natureza mais qualificada para esta modalidade escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.