O livro didático e a alfabetização científica em ciências: uma análise nos anos iniciais do ensino fundamental da modalidade de educação de jovens e adultos

Autores

  • Lidiane dos Santos Rodrigues
  • Rosemar de Fátima Vestena

Resumo

Os livros didáticos distribuídos às escolas, pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos, são recentes. Estes, no cotidiano escolar, têm se constituído como o recurso mais utilizado, tanto para o professor preparar suas aulas, quanto para os alunos terem acesso ao conhecimento. Este trabalho teve como finalidade analisar como a alfabetização científica ocorre a partir das temáticas propostas nos livros didáticos em Ciências da Natureza, na modalidade EJA dos anos iniciais. Também aborda as temáticasEJA, como modalidade de ensino; a importância da alfabetização científica nas Ciências da Natureza nos currículos escolares e a alfabetização científica em Ciências nos livros didáticos.  A pesquisa foi documental e descritiva, com abordagem qualitativa. Os livros didáticos da coleção didática Viver, Aprender foram avaliados pela técnica de análise textual discursiva.  Os resultados apontam para o uso deste recurso, como desencadeador de uma alfabetização científica em Ciências da Natureza mais qualificada para esta modalidade escolar.

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Como Citar

Rodrigues, L. dos S., & Vestena, R. de F. (2016). O livro didático e a alfabetização científica em ciências: uma análise nos anos iniciais do ensino fundamental da modalidade de educação de jovens e adultos. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 14(1), 47–64. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1746

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Artigos