Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade e suas implicações no processo educativo

Autores

  • Débora San Martin Rolim Ribeiro
  • Bibiana Marinho Teixeira
  • Cássia Ferrazza Alves
  • Iracil Rosinda Pires Soares
  • Thaíse Aline Kunzler
  • Letícia Saldanha de Lima
  • Carlos Alberto Décimo Martins

Resumo

Neste trabalho, abordam-se aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade - TDAH como: o que é o transtorno, suas características, sua etiologia, seu diagnóstico e comorbidades, além de se proporcionar orientação aos familiares e aos professores. Atualmente, o TDAH vem sendo amplamente discutido, porém a forma com que se dão essas discussões ainda sugere a ineficácia para a formação e informação das pessoas que convivem com o distúrbio, levando muitos professores, por desconhecerem o TDAH e suas implicações, a pensarem em um “diagnóstico” incorreto. Diante desse contexto, neste estudo, fornecem-se subsídios para uma psicoeducação desses profissionais, informando-os principalmente sobre o caráter limitante do TDAH, suas repercussões nos relacionamentos interpessoais e no processo educativo. Destaca-se a necessidade de compreensão sobre a relação transtorno comportamento e do aprofundamento sobre este tema, considerando a importância da participação dos professores nas práticas terapêuticas.

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Como Citar

Ribeiro, D. S. M. R., Teixeira, B. M., Alves, C. F., Soares, I. R. P., Kunzler, T. A., Lima, L. S. de, & Martins, C. A. D. (2016). Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade e suas implicações no processo educativo. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 10(1), 215–229. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1703

Edição

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Artigos