Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade e suas implicações no processo educativo

Débora San Martin Rolim Ribeiro, Bibiana Marinho Teixeira, Cássia Ferrazza Alves, Iracil Rosinda Pires Soares, Thaíse Aline Kunzler, Letícia Saldanha de Lima, Carlos Alberto Décimo Martins

Resumo


Neste trabalho, abordam-se aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade - TDAH como: o que é o transtorno, suas características, sua etiologia, seu diagnóstico e comorbidades, além de se proporcionar orientação aos familiares e aos professores. Atualmente, o TDAH vem sendo amplamente discutido, porém a forma com que se dão essas discussões ainda sugere a ineficácia para a formação e informação das pessoas que convivem com o distúrbio, levando muitos professores, por desconhecerem o TDAH e suas implicações, a pensarem em um “diagnóstico” incorreto. Diante desse contexto, neste estudo, fornecem-se subsídios para uma psicoeducação desses profissionais, informando-os principalmente sobre o caráter limitante do TDAH, suas repercussões nos relacionamentos interpessoais e no processo educativo. Destaca-se a necessidade de compreensão sobre a relação transtorno comportamento e do aprofundamento sobre este tema, considerando a importância da participação dos professores nas práticas terapêuticas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.