Implicações sociais em famílias atingidas pela instalação da usina hidrelétrica Dona Francisca no município de Nova Palma, RS

Simara Saquet Schio, Deina Farenzena

Resumo


Um dos grandes desafios da humanidade, atualmente, consiste em produzir energia com o mínimo de impacto ambiental e social. Nessa perspectiva, neste trabalho, teve-se por objetivo investigar as implicações sociais provocadas pela instalação da Usina Hidrelétrica Dona Francisca, no município de Nova Palma, RS. Para que a pesquisa atingisse os objetivos propostos, inicialmente, construiu-se o referencial teórico a respeito do tema, fez-se a caracterização dos atributos naturais e socioeconômicos do entorno da obra e o resgate do processo histórico de sua construção. Na etapa seguinte, foi feito o levantamento junto à Prefeitura Municipal de Nova Palma do número de famílias atingidas pela construção da referida obra e que foram assentadas nesse município. Posteriormente, foi elaborado e aplicado um instrumento de pesquisa junto a 30% das famílias assentadas em Nova Palma. Constatou-se, assim, que as principais implicações no meio social foram o abandono do seu local de origem, da sua história e sua cultura; as dificuldades de adaptação em outro local; as dificuldades de inserção no mercado de trabalho; e a falta de perspectiva de voltar ao campo, considerando que o valor das indenizações era insuficiente para isso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.