A inclusão escolar de alunos com necessidades especiais no olhar do município de Restinga Sêca

Autores

  • Celer Teresinha dos Passos Pohlmann
  • Guacira de Azambuja

Resumo

Nesta pesquisa, objetivou-se verificar como ocorre a inclusão social no município de Restinga Sêca de alunos com Necessidades Especiais. A metodologia foi etnográfica do tipo estudo de caso e teve como  instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com os Educadores Especiais que atuam na rede comum de ensino. Para reforçar os dados, também analisaram-se documentos da Secretaria Municipal de Educação que normatizam a Educação Especial. Verificou-se que a caminhada da Educação Especial no município de Restinga Sêca começou a ser pensada na década de 90, mesmo período da Conferência de Joymtêm. Desde então, os alunos, antes segregados à margem da sociedade, passaram a fazer parte do processo educacional nas escolas em classes comuns de ensino. Identificou-se que o município caminha para a inclusão, adequando-se à legislação vigente, proporciona a inclusão aos alunos com necessidades especiais em classe comum de ensino e, também, busca recursos humanos qualificados para atender às peculiaridades de cada um quando necessário, demonstrando, assim, que o município está comprometido com o processo de inclusão.

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Como Citar

Pohlmann, C. T. dos P., & Azambuja, G. de. (2016). A inclusão escolar de alunos com necessidades especiais no olhar do município de Restinga Sêca. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 8(1), 129–139. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1674

Edição

Seção

Artigos