As influências da realidade sociocultural da família no processo de alfabetização

Autores

  • Andréia Uliana Tagliapietra
  • Angélica Ferreira
  • Eliana Machado e Silva
  • Guacira Azambuja

Resumo

Neste artigo, revelam-se dados de uma investigação realizada com a 1ª série de um educandário, do município de Dona Francisca, com o objetivo de conhecer as influências da realidade sociocultural da família no processo da alfabetização desses alunos. A realização da pesquisa justifica-se  pelas dificuldades vivenciadas em sala de aula pelos educandos e educadores. Os dados foram coletados por meio de questionários e observações. Participaram da pesquisa sete educandos, um professor e seis famílias. Identificaram-se os fatores socioculturais e como a escola trabalha com as diferenças trazidas pelos alunos. A família é o grupo social em que o educando está inserido e recebe influências do contexto sociocultural. Para a família, cabe a educação informal e, para a escola, a educação formal, assim qualquer projeto educacional que a escola desenvolva depende da participação da família. Constatou-se com a pesquisa que a realidade sociocultural da família interfere no processo de alfabetização do educando.

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Como Citar

Tagliapietra, A. U., Ferreira, A., Silva, E. M. e, & Azambuja, G. (2016). As influências da realidade sociocultural da família no processo de alfabetização. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 8(1), 109–127. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1673

Edição

Seção

Artigos