Curso de Geografia: compromisso com a formação do profissional de ensino

Autores

  • Valdemar Valente

Resumo

A formação do profissional em Educação é responsabilidade das instituições deEnsino Superior no Brasil. Assim, a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências eLetras “Imaculada Conceição”, pelo Decreto nº 37.103, de 31 de março de 1955,estabeleceu um novo alento à região. A autorização e o funcionamento do Cursode Geografia foram promulgados no Decreto nº 41.211, de 21 de março de 1957.Desse modo, professores de Geografia e futuros tiveram possibilidade de formaçãono Ensino Superior. Por isso, o objetivo, neste texto, é resgatar a histórica cruzadado Curso de Geografia da UNIFRA na formação de educadores. A metodologiautilizada foi a partir de publicações existentes que tratam a respeito. Concluiu-seque, durante esses cinquenta anos em que o Curso forma educadores, sempre estevepresente a seriedade, a responsabilidade e a ética formativa. O Curso de Geografiada UNIFRA acompanhou, permanentemente, as mudanças metodológicas, asrenovações tecnológicas e as necessidades do mercado de trabalho, adaptando,assim, seus currículos às exigências sociais. Além disso, o Curso de Geografia doCentro Universitário Franciscano atende às Diretrizes Curriculares Nacionais deEducação. Também capacita futuros professores com uma formação diferenciada,uma vez que apresenta caráter humanista, crítico e reflexivo, afinado com arealidade local e regional, capaz de identificar e apresentar soluções aos problemasexistentes, assim como compreensão ao processo de formação do espaço.

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Como Citar

Valente, V. (2016). Curso de Geografia: compromisso com a formação do profissional de ensino. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 7(1), 147–156. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1663

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Artigos