Análise da organização espacial dos bairros Nossa Senhora do Rosário e Passo da Areia, Santa Maria, RS

Luciele Oliveira de Avila, Gislaine Mocelin Auzani, Lia Margot Dornelles Viero, Valdemar Valente, Ail Conceição Meireles Ortiz, Elsbeth Léia Spod Becker

Resumo


Nesta pesquisa, discute-se a organização socioespacial em dois importantes bairrosda cidade de Santa Maria, RS, cuja finalidade foi conhecer a realidade socioambientaldesses lugares. Para a sua realização, inicialmente, buscou-se apoio teóricoem bibliografias referentes ao assunto das temáticas ambiental e socioespacial.Posteriormente, foi feita a elaboração e aplicação de um questionário, contendoquestões fechadas e abertas, aos moradores dos referidos bairros. A pesquisa ocorreupor meio de amostragem, foram levantados dados de fontes secundárias disponíveisna Prefeitura Municipal de Santa Maria e no Instituo Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) (censos demográficos de 1980, 1991 e 2000). A partir dosresultados, concluindo o trabalho, foi estabelecido um paralelo a fim de comparar arealidade dos bairros e identificar as suas semelhanças e desigualdades. Após análisedos dados, constatou-se que existem aspectos comuns entre esses bairros, entre eles,desigualdade econômica, que se deve, até certo ponto, à segregação urbana.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.