Aos desamparados de 1893: uma discussão sobre a origem social da família Silveira e sua atuação na fundação do povoado de Tupanciretâ - RS (1890 - 1900)

Autores

  • Andressa Missau Kersting
  • Janaina Souza Teixeira

Resumo

O presente trabalho, cujo tema é a Formação do Povoado de Tupanciretã, abrange o período de 1890 a 1900. Seu objetivo é entender o processo de formação do povoado a partir da família Silveira, dada sua importância para a criação daquele município. Serão levadas em conta questões como a disponibilidade de terras, o uso desta e os bens encontrados a partir dos inventários post-mortem dos integrantes da família, que foram localizados entre as documentações de Júlio de Castilhos e Cruz Alta. Com o auxílio da bibliografia selecionada e dos inventários acima citados, esta pesquisa construiuse de forma a situar o leitor no contexto em que se dá a fundação do povoado de Tupanciretã, buscando-se para isto, a inspiração teórica e os conceitos de História Agrária. Deste modo, foi possível concluir que a família Silveira era representada, naquela região, por médios proprietários de terras, dedicados principalmente à pecuária.

Downloads

Como Citar

Kersting, A. M., & Teixeira, J. S. (2016). Aos desamparados de 1893: uma discussão sobre a origem social da família Silveira e sua atuação na fundação do povoado de Tupanciretâ - RS (1890 - 1900). Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 6(1), 187–207. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1649

Edição

Seção

Artigos