Bens culturais: Caixa D’Água – Restinga Sêca (1885); Cantina Migotto – Dona Francisca (1902); Festa de São João Batista – Formigueiro (1929)

Autores

  • Sílvia Maria da Rosa Mohr
  • Neusa Maria Pires Lorentz
  • Belise Camargo Migotto
  • Roselâine Casanova Corrêa

Resumo

O município de Restinga Sêca teve origem na doação de sesmarias e na construção, em 1885, da Estrada de Ferro, que ligava Porto Alegre a Uruguaiana. Na altura do Km 512, foi instalada uma caixa d’água, à margem direita da sanga da Restinga, com o objetivo de abastecer os trens. Já o atual município de Dona Francisca teve origem a partir da percepção de Manuel Gonçalves Mostardeiro do grande fluxo de imigrantes que passavam pelo lugarejo. Mostardeiro resolveu então formar uma colônia para a qual várias famílias iniciaram um movimento migratório, possibilitando seu desenvolvimento. Nesse lugarejo se estabeleceu a família Migotto, que instalou na comunidade uma cantina para fabricação de vinho com técnicas que trouxeram de sua terra de origem, a Itália. Embora tenha pertencido a Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul e São Sepé, o município de Formigueiro foi emancipado em 1963. Seu nome deve-se ao fato de ser pousada dos carreteiros que se dirigiam à fronteira platina e foram comparados a um formigueiro pela quantidade de passantes cuja imagem lembrava o movimento das formigas. Já a Festa de São João Batista surgiu como uma das formas de angariar fundos para pagar a imagem de São João Batista, comprada de um viajante, uma vez que era o santo padroeiro da comunidade.

Downloads

Como Citar

Mohr, S. M. da R., Lorentz, N. M. P., Migotto, B. C., & Corrêa, R. C. (2016). Bens culturais: Caixa D’Água – Restinga Sêca (1885); Cantina Migotto – Dona Francisca (1902); Festa de São João Batista – Formigueiro (1929). Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 6(1), 169–186. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1648

Edição

Seção

Artigos