Os contos de fadas no processo de aprendizagem

Autores

  • Angela Link Saccol
  • Patrícia do Amaral Comarú

Resumo

No presente trabalho de pesquisa, objetivou-se verificar qual a eficácia da utilização da hora do conto no processo de aprendizagem dos alunos, numa turma da Educação Infantil. Dentre os inúmeros autores, destacam-se como referenciais: Abramovich (2001), Barcellos e Neves (1995), Bettelheim (1980), Coelho (1990) e Carvalho (1987). A população pesquisada foi uma turma de Educação Infantil e a instrumentação básica, a narração de contos de fadas com atividade cênica. Foram encontradas, na fala dos alunos, algumas unidades ou passagens dos textos narrados, manifestando a compreensão, por parte das crianças, do que é real e o que não é, embora elas usassem essas passagens para expressar o que poderia acontecer. À hora do conto, na Educação Infantil, tem considerável importância na formação das atitudes da criança, visando emocionar e a instruir. Embora as atividades ligadas à literatura pareçam simples brincadeira ou passatempo são, na verdade, o marco inicial de uma cultura.

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Como Citar

Saccol, A. L., & Comarú, P. do A. (2016). Os contos de fadas no processo de aprendizagem. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 5(1), 129–140. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1634

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Artigos