A imagem na escrita mesoamericana: um olhar sobre o códice zouchenuttall

Fernanda Dellaméa, Elisabeth Weber Medeiros

Resumo


As culturas mesoamericanas produziram livros manuscritos denominados códices. Tais livros eram confeccionados a partir da pele de veado, panos de algodão e fi bra de fi gueira ou agave e, geralmente, possuíam a forma de sanfona. Os códices pré-hispânicos, ou seja, escritos antes da chegada dos espanhóis, são mais raros, pois grande parte foi queimada pelos espanhóis. Dentre os códices pré-hispânicos sobreviventes está o Códice Zouche-Nuttall, objeto desta pesquisa. O objetivo, no presente trabalho, é abordar a importância da imagem na escrita mesoamericana, em especial na Mixteca, por meio do estudo da fi gura humana, dos topônimos e da cosmogonia. O estudo tem sua relevância, considerando que a produção e a transmissão do saber, entre os povos da região eram feitas através da oralidade e da imagem. Eram formas que se completavam e produziam sentido. A imagem, portanto, objeto deste trabalho, apresentava uma importância fundamental para a leitura e escrita do pensamento mixteco, tendo uma expressividade própria. No Códice, as imagens apresentam variadsos elementos como posição, cor, tamanho, que possibilitam a leitura de complicadas mensagens para a compreensão das informações registradas. A fi gura humana, os topônimos e as imagens que representam a cosmogonia dos mixtecos, são categorias relevantes no documento, pois expressam valores, relações sociais e de poder, assim como crenças religiosas e cosmogonias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.