Encontro mercocucle e sua contribuição ao turismo de Santa Maria – RS

Rosa Eleine Iensen, Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo


Deslocar-se é inerente à condição humana. Primeiro, por razões de sobrevivência. Depois, por motivações religiosas e políticas. Hoje, por prazer e busca de um exercício de liberdade. As motivações mudam, mas o resultado transforma-se na mesma ação: viajar. O objetivo do trabalho foi analisar a importância do Evento Mercocycle e sua contribuição no turismo do espaço urbano. Buscou-se a abordagem teórica e metodológica das novas correntes teóricas do pensamento geográfico, a Geografia Humanista e Geografia da Percepção para descrever e analisar o fenômeno. A análise descritiva afirma que o turismo figura como um dos fenômenos mais marcantes do mundo. Dessa forma, nascem novos grupos, resgatam-se tradições culturais e históricas e outros, criam-se novas especialidades, mesclando-as com novos conhecimentos e tecnologias. Nesse contexto, uma nova modalidade de socialização surge na sociedade e busca seu espaço, apresenta sua categoria e proporciona uma nova forma de turismo, com moldes próprios de organização. Em Santa Maria, formou-se o Evento Mercocycle, que ocorre anualmente, organizado pelo grupo Gaudérios do Asfalto, que resgatam e aliam tradições do espaço gaúcho aos novos e modernos equipamentos de locomoção, como as motocicletas e utilizam o espaço urbano para promover turismo. Coletaram-se dados que contribuíssem para a análise, por meio de entrevistas com secretários de turismo e coordenadores do evento. Aplicaram-se questionários na rede hoteleira, no comércio e na população de Santa Maria. Pela análise dos dados, pôde-se inferir, que o evento movimenta anualmente, aproximadamente, 3.500 pessoas, que se locomovem em busca de lazer. O espaço urbano tem a preferência de (61%) dos participantes. A diminuição do stress (37%) e a cultura são os benefícios alcançados. Os principais objetivos de participação estão na vontade de conhecer novos lugares (40%), vontade de conhecer outras pessoas (37%) e experimentar gastronomia (23%). O ramo hoteleiro e comercial (alimentação) atestou que há um aumento de consumo durante o evento, contribuindo  para dinamizar a economia.

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