Turismo rural em pequenas propriedades Silveira Martins – RS

Geovana Montanha Trevisan, Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo


O turismo rural surgiu na Europa, após a II Guerra Mundial, em meio as várias tentativas de se buscar um novo referencial para a manutenção da vida no planeta Terra por meio da sustentabilidade. Os países precursores do turismo rural foram a França, a Itália e Portugal que iniciaram uma legislação especifica para a atividade e a elaboração de planejamentos para seu desenvolvimento. Atualmente, o turismo rural é uma prática corrente em todo o mundo, pois criou novas e diversificadas fóruns de dinamizar a economia, muitas vezes estagnada, em pequenas propriedades rurais. No Brasil, o turismo rural é recente, pois as primeiras tentativas efetivarem-se a partir da década de 80. O turismo rural em pequenas propriedades visa oferecer ao visitante um serviço qualificado, ao preservar as características originais da localidade e melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Nessa perspectiva, este estudo objetivou fazer uma análise de duas propriedades rurais no Município de Silveira Martins, que se caracterizam pela peculiar paisagem geográfica e pela gastronomia italiana: a Chácara Santa Eulália e a Osteria Val de Buia. A Chácara Santa Eulália localiza-se na Vila Cattani, distante 3,9 Km do centro de Silveira Martins. A residência existente na propriedade impressiona por conservar móveis e utensílios que remontam a época das imigrações dos primeiros italianos. A propriedade tem capa cidade para hospedar grupos pequenos de 6 pessoas, com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar característico da gastrostomia italiana. A Osteria Val de Buia localiza-se no distrito de Val de Buia. e numa dispõe de uma belíssima paisagem, natural, preservada com muita originalidade. O trabalho foi desenvolvido com visitas permanentes as duas propriedades, observação, entrevistas e fotografias, o que possibilitou a descrição detalhada do potencial turístico que as duas propriedades apresentam e permitiu a elaboração de um fôlder turístico para marketing do turismo rural.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.