O princípio colaborativo das comunidades mediadas por computador como estratégia de aprendizagem na escola
Resumo
Percebe-se, nas comunidades mediadas por computadores, a possibilidade de desenvolver novas formas de relação com o conhecimento. nasquais, indivíduos descorporificados se agregam em tomo de um mesmo objetivo. e contribuem com sua singularidade cultural e sistemas de valores no desenvolvimento de algo relevante ao grupo. Isso contrasta com os ambientes de ensino que, muitas vezes. não conseguem suprir as necessidades e anseios dos alunos. Fazem-se necessárias. portanto, transformações na instituição educacional para que ela possa acompanhar as demandas da sociedade. Entre essas demandas, a preocupação maior e com a aprendizagem do que com o ensino. Considerando essas perspectivas, neste trabalho, o objetivo foi salientar o princípio colaborativo das comunidades mediadas por computadores como estratégia de aprendizagem na escola. A pesquisa realizada tem características fenomenológico-hermenêuticas do tipo análise de conteúdo. O referencial teórico analisado permite estabelecer que é possível fazer uso do princípio colaborativo, que tem. como elementos norteadores a interdependência do grupo, a interação, o pensamento divergente e a avaliação, para gerar novas perspectivas de aprendizagem-ensino. E, essas ações colaborativas. que são pertinentes no ciberespaço, podem ser utilizadas pela escola na formação de pessoas participativas, preocupadas não só apenas com a info-exclusão, mas com todas as formas de exclusão. As comunidades mediadas por computadores duram enquanto existir o interesse de seus participantes, mas o princípio colaborativo transcende ao espaço virtual e pode permear, de forma mais duradoura. todas as ações do ser humano.Downloads
Como Citar
Coelho, M. A. D., & Canfield, J. T. (2016). O princípio colaborativo das comunidades mediadas por computador como estratégia de aprendizagem na escola. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 3(1), 153–166. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1607
Edição
Seção
Artigos