Trajetória do ensino de Filosofia no Brasil

Autores

  • Norberto Mazai
  • Maria Alice Coelho Ribas

Resumo

No presente artigo, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de traçar, ainda que sucintamente, a trajetória do ensino de Filosofia no Brasil, desde a chegada dos jesuítas (séc XVI) até os nossos dias. Traz à tona, de certo modo, a polêmica sobre o retorno da disciplina de Filosofia no Ensino Médio, sua importância e o papel a ser por ela desempenhado na construção da consciência crítica no âmbito escolar. Dos dados obtidos, chegou-se às seguintes conclusões: a) o movimento pendular de inclusão e exclusão da disciplina de Ffilosofia dos currículos, no Brasil, foi fortemente marcado por razões ideológicas que inibiam o pensar crítico, b) faz-se necessário repensar a volta da disciplina de Filosofia no Ensino Médio, a fim de torná-la eficaz no processo de ensino-aprendizagem, bem como para o exercício consciente da cidadania.

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Como Citar

Mazai, N., & Ribas, M. A. C. (2016). Trajetória do ensino de Filosofia no Brasil. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 2(1), 1–13. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1582

Edição

Seção

Artigos