Preconceito e variação: implicações pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa

Autores/as

  • Bruna da Rosa Sedrez
  • Nilsa Reichert Barin

Resumen

Nesta pesquisa, que visa à análise da Sociolinguística no contexto das aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, avaliaram-se conhecimentos dos alunos e conteúdos trabalhados em sala de aula. O objetivo central é analisar como a variação linguística é contemplada no ensino de língua materna, bem como a discussão teórica com base na importância da aprendizagem que considere o aspecto social da linguagem. A metodologia utilizada fundamenta-se em um questionário que foi aplicado a vinte alunos do sexto ano. Essa ferramenta procurava obter dados referentes a conteúdos abordados, assim como a resposta dos estudantes acerca de fatores sociolinguísticos. Os resultados obtidos foram ao encontro da ideia de que, muitas vezes, a aula de Língua Portuguesa exclui contextos reais de interação e privilegia apenas a norma culta e que os alunos do Ensino Fundamental não são frequentemente expostos ao ensino da gramática normativa por meio do aspecto social da língua. Com isso, percebe-se a necessidade de abordar conteúdos relevantes à oralidade do português, como suporte para a aprendizagem da norma culta da língua e não apenas à memorização de estruturas gramaticais.

Publicado

2016-03-10

Cómo citar

Sedrez, B. da R., & Barin, N. R. (2016). Preconceito e variação: implicações pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 15(1), 29–40. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/828

Número

Sección

Artigos