Preconceito e variação: implicações pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa
Abstract
Nesta pesquisa, que visa à análise da Sociolinguística no contexto das aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, avaliaram-se conhecimentos dos alunos e conteúdos trabalhados em sala de aula. O objetivo central é analisar como a variação linguística é contemplada no ensino de língua materna, bem como a discussão teórica com base na importância da aprendizagem que considere o aspecto social da linguagem. A metodologia utilizada fundamenta-se em um questionário que foi aplicado a vinte alunos do sexto ano. Essa ferramenta procurava obter dados referentes a conteúdos abordados, assim como a resposta dos estudantes acerca de fatores sociolinguísticos. Os resultados obtidos foram ao encontro da ideia de que, muitas vezes, a aula de Língua Portuguesa exclui contextos reais de interação e privilegia apenas a norma culta e que os alunos do Ensino Fundamental não são frequentemente expostos ao ensino da gramática normativa por meio do aspecto social da língua. Com isso, percebe-se a necessidade de abordar conteúdos relevantes à oralidade do português, como suporte para a aprendizagem da norma culta da língua e não apenas à memorização de estruturas gramaticais.