EMMANUEL LEVINAS: JUSTIÇA E OS DIREITOS DO OUTRO HOMEM

Autores

  • Jefferson Polidoro Dias Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O seguinte estudo de cunho filosófico e tem por objetivo a análise das concepções de Justiça e Direitos Humanos em Emmanuel Levinas. Após Levinas ter desenvolvido a temática da subjetividade responsiva como ética de responsabilidade ilimitada pelo Outro, o autor explora um conteúdo tratado secundariamente nos seus primeiros escritos, mas que constitui enorme significação em seu pensamento, a questão dos Direitos do Outro Homem, um pensar uma realidade social e consequentemente uma política voltadas para a responsabilidade que o Estado possui com seus cidadães enquanto sujeitos destes, contudo não locando a subjetividade individual a alteridade radical (diferença enquanto diferença). Avaliam-se as interpretações de comentadores como, Carrara, Chalier, Costa e Sebbah, entre outros assim adentrando no debate com a crítica para assumir e contribuir com a leitura mais plausível. Com a finalidade de promover esta pesquisa participaremos de seminários, grupos de estudo, discussões com professores e alunos do programa de pós-graduação e do departamento de Filosofia.

Referências

CARRARA. O. V. Levinas do Sujeito Ético ao Sujeito: Elementos para pensar a política outramente. São Paulo: Editora Idéias e Letras. Aparecida, 2010.

CHALIER. C. Levinas- A Utopia do Humano. Tradução de Antônio Hall. Editions Albin Michel. 1993. Lisboa.

COSTA. J. A. Direitos Humanos como Reconhecimento da alteridade Alteridade e Ética: Obra comemorativa dos 100 anos de nascimento de Emmanuel Levinas. Ricardo Timm de Souza, André Brajner de Farias, Marcelo Fabri (Organizadores). Porto Alegre. EDIPUCRS. 2008.

DERRIDA, J. Adeus a Emmanuel Lévinas. Trad. Fábio e Eva Landa. São Paulo: Perspectiva

LEVINAS, E. De Otro Modo que Ser, Más Allá de la Esencia. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1987.

____________Deus, a Morte e o Tempo. Edições 70. Portugal. 2012.

____________Do Sagrado ao Santo: cinco novas interpretações talmúdicas. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2001.

____________Entre nós: ensaios sobre a Alteridade. Trad. Pergentino S. Pivatto. Petrópolis: Vozes, 2004.

_________Ética e Infinito: Diálogos com Philippe Nemo. Lisboa: Edições 70. 1982.

________ Totalidade e Infinito. Lisboa: Editora 70, 1980.

Downloads

Publicado

2016-01-06

Como Citar

Dias, J. P. (2016). EMMANUEL LEVINAS: JUSTIÇA E OS DIREITOS DO OUTRO HOMEM. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 8(16), 73–78. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/593