O “MUNDO-DA-VIDA” E A NOSSA “CASA COMUM”: AS CONTRIBUIÇÕES DE HUSSERL E DA LAUDATO SI PARA O DEBATE ECO-AMBIENTAL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • José Carlos Aguiar de Souza
  • José Ricardo Duarte

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v18i35.5136

Palavras-chave:

Husserl; Papa Francisco; Mundo-da-vida; Casa comum; Ecofilosofia

Resumo

O presente artigo visa discutir e analisar os pontos de convergência entre os conceitos de mundo-da-vida de Husserl e de casa comum, presente na encíclica Laudato Si, enquanto alternativas às narrativas cartesiana e científicas da modernidade, cuja consequência é engendramento de um projeto de determinação e domínio da natureza. Em primeiro lugar, o artigo apresenta o conceito husserliano de mundo-da-vida enquanto crítica à ciência europeia ancorada na suposta autonomia da razão, a partir de uma leitura da obra A crise da ciência europeia e a fenomenologia transcendental. Em seguida, ressalta o modo como a encíclica expressa a concepção de natureza enquanto casa comum, lugar no qual o ser humano mantém com o mundo uma relação intersubjetiva e de envolvimento recíprocos, numa espécie de coabitação. Por fim, reconhece a relevância da ciência como construção do espírito humano, como espaço intermediário das diferentes vozes, além de tecer considerações críticas a respeito da contribuição dada por essas noções para o debate eco-ambiental contemporâneo como contraposição à visão tecnicista e cientificista do mundo.

Biografia do Autor

José Carlos Aguiar de Souza

Professor Doutor em Filosofia pela UFMG. Foi reitor do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Atualmente, leciona filosofia na FATEO (Brasília). Professor visitante da Eastern Michigan University, EUA. Leciona e pesquisa nas áreas de filosofia moderna e contemporânea, ecofilosofia, filosofia da arte e estudos hegelianos. Autor de “O Projeto da Modernidade” (Liber Livros).

José Ricardo Duarte

Graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino de Belo Horizonte e em Ciências Sociais pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Leciona filosofia e sociologia na rede estadual de ensino de Minas Gerais e na Escola Carmo Giffoni de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2025-02-12

Como Citar

de Souza, J. C. A., & Duarte, J. R. (2025). O “MUNDO-DA-VIDA” E A NOSSA “CASA COMUM”: AS CONTRIBUIÇÕES DE HUSSERL E DA LAUDATO SI PARA O DEBATE ECO-AMBIENTAL CONTEMPORÂNEO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 18(35), 205–218. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v18i35.5136

Edição

Seção

Dossiê: Ética, Ciência e Meio ambiente