FORMAÇÃO CONTINUADA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA FRANCISCANA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO COLÉGIO SANTÍSSIMA TRINDADE
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4962Palavras-chave:
Pedagogia Franciscana, Itinerário Franciscano, Formação Continuada, Valores e atitudesResumo
Neste artigo apresenta-se as principais atividades realizadas no Itinerário Franciscano promovido pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte (SCALIFRA-ZN) no ano de 2023. Descreve-se a organização, o planejamento e como ocorreram os encontros locais empreendidos com professores e colaboradores do Colégio Franciscano Santíssima Trindade e também os principais resultados desse processo de formação continuada franciscana. “Reflexões sobre a pedagogia franciscana: uma educação pautada em Princípios, Valores e Atitudes” foi o tema central que norteou os estudos nas videoconferências realizadas em nível de rede, nos encontros presenciais organizados e desenvolvidos pelas escolas, bem como, nos Seminários Regionais. O objetivo geral do Itinerário Franciscano 2023 foi aprofundar a identidade e os conhecimentos que se vinculam à filosofia franciscana de modo a refletir, expressar e sistematizar a pedagogia aplicada pelas escolas da SCALIFRA-ZN. Os estudos e discussões foram embasados nas Fontes Franciscanas, que relatam a vida e a obra de Francisco de Assis, bem como, em produções de estudiosos que se inspiram e fundamentam as suas reflexões no testemunho e nos escritos franciscanos. Portanto, entende-se que o Itinerário Franciscano, enquanto processo de formação continuada, proporcionou um debate critico-reflexivo sobre a pedagogia franciscana tendo em vista uma prática pedagógica interativa, sócio/comunitária, baseada em metodologias ativas e em resolução de problemas, que gere nos estudantes uma postura de fraternidade cósmica universal.