GESTÃO E VIVÊNCIA DOS PRINCÍPIOS E VALORES FRANCISCANOS NA ESCOLA IMACULADA CONCEIÇÃO: UTOPIA OU REALIDADE NO SÉCULO XXI?
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4961Palavras-chave:
Princípios e valores Franciscanos, Escola Franciscana Imaculada Conceição, Grupo de discussãoResumo
Este artigo apresenta uma parte da dissertação de mestrado intitulada “Princípios e valores franciscanos em tempos de sociedade líquida: o planejamento estratégico da Escola Franciscana Imaculada Conceição - Dourados-MS”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação e Interculturalidade da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O objetivo foi identificar como gestores e professores desenvolvem planejamento estratégico em vias de garantir os princípios e valores Franciscanos diante da “sociedade líquida”, segundo a leitura de Bauman (2005). Neste artigo, apresenta-se um recorte da referida dissertação, cuja Intenção consiste em verificar, por meio da metodologia de Grupo de discussão, como os princípios e valores franciscanos, que compõem o Planejamento Estratégico da Escola, são vivenciados na prática pedagógica pelos diferentes personagens que atuam na Escola Franciscana Imaculada Conceição. A saber, busca-se verificar se tais princípios e valores se apresentam como utopia ou realidade, neste século XXI, no cotidiano de planejamento estratégico dos gestores e na prática pedagógica de professores da referida escola. Enfim, os depoimentos dos participantes do grupo de discussão mostram que a vivência e o testemunho dos princípios e valores franciscanos contribuiram com o processo de formação dos estudantes, tornando-os mais autônomo, éticos e protagonista de uma formação e atuação mais humana.