A PAIDEIA FRANCISCANA COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Iglê Moura Paz Ribeiro Universidade de Brasília - UnB
  • Patrícia Vieira de Sá Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4955

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desenvolvimento Humano, Educação Franciscana, Formação Integral, Paideia

Resumo

Este artigo visa algumas considerações sobre a Paideia para evidenciar, dar suporte e organização à sua presença viva na educação. Ele faz uma abordagem teórica da trajetória da vida educativa e suas oportunidades, que além de buscar conhecer e entender o desenvolvimento integral da pessoa humana no campo educacional, encontre e resgate a construção de um pensamento que sustente a ideia de uma “pedagogia humanista franciscana” não so- mente na vida prática, mas também no trabalho sistematizá-la e ou recriá-la em produções escritas. Esse processo deve buscar o entendimento do papel da – pandeia na formação integral do homem – para ampliar e contribuir com a pedagogia franciscana em sua capacidade de ir além dos aspectos curriculares para atingir seu ideal da educação integral e humanista. Necessário é que tal pedagogia estabeleça relações capazes de englobar o desenvolvimento de todas as dimensões do ser humano, sejam elas físicas, motoras, estéticas, intelectuais, espirituais, afetivas, po- líticas, econômicas e sociais. O ser humano que surge de dentro da formação baseada na educação franciscana deve ser corajoso para assumir o risco e a criatividade e, em momento algum, deixar de ser cavalheiro a de buscar e a criação do belo, do grandioso e do amor. A pedagogia franciscana fruto de uma “Visão franciscana da vida e do mundo entende a educação como transformadora de um ser humano justo, ético e conciliador das relações buscan- do o desenvolvimento integral deste, em todas as perspectivas do campo educacional.

Biografia do Autor

Iglê Moura Paz Ribeiro, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciências da Saúde (UNB). Mestre em Ciências da Educação (UCB). Coordenadora e Psicopedagoga da Escola Franciscana Nossa senhora de Fátima/DF.

Patrícia Vieira de Sá, Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima

Pedagoga. Professora de Educação Infantil da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima/DF.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Ribeiro, I. M. P., & de Sá, P. V. (2024). A PAIDEIA FRANCISCANA COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 31–42. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4955