A PAIDEIA FRANCISCANA COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4955Palavras-chave:
Aprendizagem, Desenvolvimento Humano, Educação Franciscana, Formação Integral, PaideiaResumo
Este artigo visa algumas considerações sobre a Paideia para evidenciar, dar suporte e organização à sua presença viva na educação. Ele faz uma abordagem teórica da trajetória da vida educativa e suas oportunidades, que além de buscar conhecer e entender o desenvolvimento integral da pessoa humana no campo educacional, encontre e resgate a construção de um pensamento que sustente a ideia de uma “pedagogia humanista franciscana” não so- mente na vida prática, mas também no trabalho sistematizá-la e ou recriá-la em produções escritas. Esse processo deve buscar o entendimento do papel da – pandeia na formação integral do homem – para ampliar e contribuir com a pedagogia franciscana em sua capacidade de ir além dos aspectos curriculares para atingir seu ideal da educação integral e humanista. Necessário é que tal pedagogia estabeleça relações capazes de englobar o desenvolvimento de todas as dimensões do ser humano, sejam elas físicas, motoras, estéticas, intelectuais, espirituais, afetivas, po- líticas, econômicas e sociais. O ser humano que surge de dentro da formação baseada na educação franciscana deve ser corajoso para assumir o risco e a criatividade e, em momento algum, deixar de ser cavalheiro a de buscar e a criação do belo, do grandioso e do amor. A pedagogia franciscana fruto de uma “Visão franciscana da vida e do mundo entende a educação como transformadora de um ser humano justo, ético e conciliador das relações buscan- do o desenvolvimento integral deste, em todas as perspectivas do campo educacional.