EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO POSSIBILIDADE PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4783

Palavras-chave:

inclusão, modelo social de deficiência, desenho universal para a aprendizagem, políticas educacionais, educação

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo compreender a influência da Educação Assistida por Animais sobre os processos formais empreendidos nas etapas iniciais da Educação Básica. Apresenta uma reflexão sobre a equiparação de oportunidades, especificamente no contexto da educação inclusiva, a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, problematizando as barreiras impostas pela concepção médica de deficiência e como isso afeta o acesso igualitário à educação. A pesquisa bibliográfica possibilitou o levantamento do referencial teórico e deu sustentação à pesquisa de campo, desenvolvida em uma escola de Educação Básica, ao longo do primeiro semestre de 2023. A EAA possibilitou o desenvolvimento de atividades prazerosas e estimulantes para as crianças, aproveitando a relação afetiva que estabeleceram com o cão como impulsionadora para a aprendizagem. As conclusões permitem afirmar que a interação entre as crianças e o cão foi uma oportunidade para promover autoconfiança, comunicação, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades sociais.

Biografia do Autor

Catia Clein, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.

Daniela Scherer, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.

Patrícia Graff, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Clein, C., Scherer, D., & Graff, P. (2024). EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO POSSIBILIDADE PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 17–29. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4783

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Humanidades