A PRESENÇA E A CONSTITUIÇÃO DO SABER: O CONTRIBUTO FENOMENOLÓGICO DE EDMUND HUSSERL E LOUIS LAVELLE À EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4774

Palavras-chave:

educação, fenomenologia, Edmund Husserl, Louis Lavelle

Resumo

A objetificação dos processos de aprendizagem e do ato próprio da constituição do saber parecem predominar o contexto atual da educação onde a transmissão de informação é prioritária ao ato em si constitutivo do saber como dinamismo espiritual do sujeito humano. Em resposta a esse movimento, a tradição fenomenológica, alicerçada sobre o legado de Edmund Husserl, em seu método e abordagem constituem um importante horizonte reflexivo e resolutivo. O presente estudo destina-se a pensar o papel da presença, enquanto, modo espaço-temporal da constituição de conhecimento como um resgate da educação a partir do solo último do mundo-da-vida. O diálogo é estabelecido com Edmund Husserl e Louis Lavelle. Considera-se por fim, que a fenomenologia reimposta a posição central da pessoa no processo educativo e pode ser considerada uma perspectiva decisiva no âmbito de uma educação humanista.

Biografia do Autor

Bruno Fleck da Silva, Antonio Meneghetti Faculdade - AMF

Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Camp. Professor Titular na Antonio Meneghetti Faculdade, AMF. 

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Silva, B. F. da. (2024). A PRESENÇA E A CONSTITUIÇÃO DO SABER: O CONTRIBUTO FENOMENOLÓGICO DE EDMUND HUSSERL E LOUIS LAVELLE À EDUCAÇÃO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 97–107. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4774

Edição

Seção

Dossiê