NOVAS TECNOLOGIAS, VIRTUALIZAÇÃO E INTELIGÊNCIA COLETIVA: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO SEGUNDO PIERRE LÉVY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i30.4347

Resumo

O avanço tecnológico envolve e faz parte do cotidiano de todas as pessoas, e a sua influência pode ser direta ou indireta. O que se faz são up-grades com o propósito de conseguir participar deste universo digital. As Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem provocado alterações na humanidade, no modo de viver, de se relacionar, aprender, pensar e ensinar. Propõe-se um estudo bibliográfico, baseado em duas grandes obras de Pierre Lévy, um dos grandes pensadores da era da informação: O que é virtual? (2011) e Cibercultura (2010). O artigo está estruturado do seguinte modo: discute a definição de virtual segundo o ponto de vista de Lévy; apresenta a inteligência coletiva e sua influência na sociedade; e enfoca uma nova proposta de aprendizagem, que possibilita o aprendizado por intermédio das atividades sociais e profissionais dos indivíduos. Portanto, a virtualização, além de ser a base de dados e informações, quebra as barreiras do tempo e do espaço, aproxima professores e alunos e lhes fornece ferramentas para a construção do conhecimento, colocando-os nesse produtivo processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Eder Fernando Kegler, Universidade Franciscana - UFN

 Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagem – Universidade Franciscana - UFN. Graduado em Direito - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Especialista em Direito Constitucional - Universidade da Região da Campanha - URCAMP. Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação - UFPel. Mestre em Filosofia - UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor Adjunto do Curso de Filosofia, do Programa Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens -  Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Kegler, E. F., & Alves, M. A. (2022). NOVAS TECNOLOGIAS, VIRTUALIZAÇÃO E INTELIGÊNCIA COLETIVA: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO SEGUNDO PIERRE LÉVY. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 15(30), 57–66. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i30.4347

Edição

Seção

Artigos