HERMENÊUTICA E TEMPO DO ESPÍRITO: GIANNI VATTIMO E OS ENSINAMENTOS DE JOAQUIM DE FIORE

Autores

  • Francisco Elvis Rodrigues Oliveira Secretaria da Educação do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i30.4257

Resumo

Gianni Vattimo associa a metafísica com a violência. Pretendemos demonstrar que a tese do pensamento fraco de Gianni Vattimo surge como agente redutor desta violência metafísica. Tal ontologia fraca entende que o cristianismo pós-moderno fundamenta-se na herança da kenosis¸ no esvaziamento-despojamento do Filho de Deus, o que indica a presença de elemento secularizante na raiz mesma do cristianismo. Com isso, o retorno do religioso percebido por Vattimo, não aparece como algo acidental, mas traz consigo a grave responsabilidade de pensar o cristianismo na pós-modernidade não em regime de estrutura forte, verdade estável e absoluta, senão que em termos da caritas-caridade. Este movimento seria, para ele, a realização do tempo do Espírito preconizado pelo abade medieval Joaquim de Fiore.

Biografia do Autor

Francisco Elvis Rodrigues Oliveira, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Professor efetivo da rede estadual do Ceará, com experiência em ensino de filosofia e sociologia. Mestre em Filosofia. Especialista em Administração Escolar. Graduado em Filosofia. Membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR). Integrante do comitê científico da revista Derecho y Sociedad (Colômbia), da Revista DoCEntes (SEDUC/CE) e da revista Segurança Pública: Realidades e controvérsias (Faculdade Ateneu). Autor dos livros “O líder carismático: discernimento, fé e autoconhecimento” (2014) e “Cristianismo Pós-Moderno (2019). Palestrante nas áreas de liderança, gestão de tempo, ética, educação, espiritualidade, além de tradutor de diversos livros.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Oliveira, F. E. R. (2022). HERMENÊUTICA E TEMPO DO ESPÍRITO: GIANNI VATTIMO E OS ENSINAMENTOS DE JOAQUIM DE FIORE. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 15(30), 33–46. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i30.4257

Edição

Seção

Artigos