O ESPECTRO DE ABEL / O CÍRCULO INFERNAL DA NECROPOLÍTICA

Autores

  • Victor Galdino

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v14i27.4070

Resumo

O presente texto é um esforço de reunir, em torno do conceito de necropolítica, questões que atravessam a obra de Achille Mbembe e estão ausentes ou são pouco trabalhadas no texto “Necropolítica”. O foco será especialmente em distinguir o poder de matar do necropoder, mostrando como este produz uma espacialidade e um espaço onde ele pode circular livremente, destruindo e constituindo realidades e mundos de morte, articulando os elementos que compõem a necropolítica como formação de terror inaugurada na guerra colonial: i) o exercício do poder soberano como poder de matar e transgredir qualquer normatividade para além de si; ii) a normalização do estado de exceção pelo enquadramento de partes do corpo social como inimigas para além das fronteiras da civilização; iii) a militarização do cotidiano e submissão de zonas sitiadas a uma lógica de guerra sem lei. Essa articulação será analisada em termos de sua instrumentalidade e de seu poder de reencenação infinita em variados contextos após o fim da colônia, levando em consideração o papel fundamental da raça na mobilização desses recursos de guerra e morte. Por fim, a ideia é trazer a necropolítica para o centro do dilema ético maior da obra de Mbembe: a demanda pela derrubada violenta da realidade pós-colonial e o risco da circulação infinita da morte na forma do fratricídio.

Biografia do Autor

Victor Galdino

Bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela UFRJ. Integrante do Laboratório Filosofias do tempo do agora (Lafita/UFRJ). Endereço de e-mail: altgaldinovictor@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Galdino, V. (2021). O ESPECTRO DE ABEL / O CÍRCULO INFERNAL DA NECROPOLÍTICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 14(27), 95–109. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v14i27.4070

Edição

Seção

Artigos