A MINORIDADE COMO OPÇÃO PELO SEGUIMENTO A CRISTO

Autores

  • Kleber Moresco Centro Universitário Claretiano - Studium Theologicum
  • João Henrique Santana Doutorando em Teologia Bíblica (PUCPR).

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i30.4069

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre a minoridade e contextualiza-la dentro do seguimento de Cristo. A minoridade é um valor evangélico muito caro a Francisco de Assis, e apresentada como indispensável para aqueles que desejam ingressar nos grupos franciscanos. Algumas das consequências da minoridade são a pobreza e a dependência, que não são vistas como virtudes ou metas para grande parte das pessoas. Diante disso, é necessário questionar se o discurso sobre minoridade não se tornou anacrônico ou inadequado para a atualidade. O método utilizado para verificar essa possibilidade foi retomar os fundamentos da minoridade e identificar quais são as conexões que esse comportamento implica dentro da forma de vida franciscana. De forma transversal é possível estabelecer comportamentos alternativos à minoridade e criar hipóteses sobre suas consequências. As relações fraternas, são baseadas no Evangelho, mas organizam-se de forma prática com estruturas hierárquicas de poder. A conciliação entre a minoridade e a função da autoridade é muito delicada. Além disso, a função do superior interage com comportamento de vanglória, inveja e julgamentos, como entender isso como elementos no caminho de seguimento a Cristo é um questionamento profundo. A ideia de minoridade permeia diversos aspectos da vida espiritual, social e pessoal. Dessa constatação nasce também a necessidade de identificar quando a minoridade se torna uma forma de abrir mão da responsabilidade de fazer escolhas, e uma oportunidade de delegar a responsabilidade a outros. Talvez o ponto central da discussão seja entender se o discurso sobre a minoridade é prático ou se permanece apenas como uma elaboração teórica, mas sem aplicabilidade.

Biografia do Autor

João Henrique Santana, Doutorando em Teologia Bíblica (PUCPR).

Frade Menor Capuchinho (PR/SC), doutorando em Teologia Bíblica (PUCPR), mestre em Teologia Bíblica (PUCPR), bacharel em Filosofia (Instituto Eurico de Melo).

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Moresco, K., & Santana, J. H. (2022). A MINORIDADE COMO OPÇÃO PELO SEGUIMENTO A CRISTO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 15(30), 79–91. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i30.4069

Edição

Seção

Artigos