A TÉCNICA COM UMA AMEAÇA À VIDA: UMA LEITURA A PARTIR DE HANS JONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i29.3636

Resumo

As facilidades proporcionadas pela tecnologia moderna representam maior liberdade ao indivíduo, pois aumentam as possibilidades de ação. Contudo, os olhares se voltam para ações do homem na sociedade contemporânea, as direções das pesquisas são conduzidas pelo homem, no entanto o uso para o bem ou mal não está na técnica e sim centrada nas escolhas do ser humano. A tecnologia moderna possui rapidez na difusão do conhecimento, bem como proporciona a possibilidade de melhoramento e aperfeiçoamento da técnica, porém com esse avanço o ser humano se fascina em sua liberdade e onipotência ante as novas tecnologias, que cada vez mais ameaçam a própria vida, em seu sentido essencial. A revolução genética, por exemplo, avança com desconfiança em razão da imprevisibilidade de seus resultados. Portanto, a técnica moderna, enquanto objeto tecnológico, é o resultado da transformação das necessidades do homem em objetos e a sua dependência em relação às novas tecnologias causa várias patologias que podem levar a vida ao seu extermínio.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação - UFPel. Mestre em Filosofia - UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor Adjunto do Curso de Filosofia, do Programa Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens -  Universidade Franciscana - UFN.

Tatiane de Fátima da Silva Pessôa, Mestrado em Ensino Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN.

Doutoranda pelo PPGF/UFSM. Mestre em Direito - UNISC. Mestranda em Ensino Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN. Graduada em Direito - Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Alves, M. A., & Pessôa, T. de F. da S. (2022). A TÉCNICA COM UMA AMEAÇA À VIDA: UMA LEITURA A PARTIR DE HANS JONAS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 15(29), 1–10. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i29.3636

Edição

Seção

Artigos