A ÉTICA DA BEM-AVENTURANÇA: UMA PROPOSTA FILOSÓFICA

Autores

  • Edimar Inocencio Brigido UNICURITIBA

Resumo

Durante muito tempo a ética cristã foi considerada pelo meio intelectual como um fenômeno restrito ao âmbito religioso. Essa posição, por vezes perpetuada sem justificativas racionais, ocasionou uma perda (ou ao menos um atraso) significativa para os estudos da Filosofia Moral, uma vez que ao reduzir a ética cristã apenas a esfera teológica (mais especificamente a teologia moral), deixou-se de estabelecer relações necessárias e possíveis com a filosofia, sobretudo com aquela filosofia de origem grega. Nesta acepção, pretendemos investigar os pressupostos filosóficos da ética da bem-aventurança, destacando a forte influência exercida por pensadores gregos, como Platão e Aristóteles, sobre o pensamento moral de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. Nosso propósito consiste em demonstrar que a ética medieval dos cristãos é uma formulação que merece ser analisada a partir do olhar filosófico, o que enriquece o debate e abre espaço para novas interpretações não dogmáticas.

Biografia do Autor

Edimar Inocencio Brigido, UNICURITIBA

Doutorando em Filosofia PUCPR

Referências

AGOSTINHO. A Cidade de Deus. Tradução de J. Dias Pereira. Serviço de Educação Fundação Calouste Gulbenkian: São Paulo,1996.

AGOSTINHO. Confissões. Tradução de Maria Luiza Jardim Amarante. 10 ed. São Paulo: Paulus, 1984,

AGOSTINHO. O livre-arbítrio. Tradução Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995.

AQUINO. Tomás de. Súmula contra os gentios. Tradução de Luiz João Baraúna, Alexandre Correia [et al.]. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

AQUINO. Tomás de. Suma Teológica. São Paulo: Loyola, 2001.

AQUINO. Tomás de. Sobre o Mal. Tradução Carlos Ancêde Nougué. Apresentação Paulo Faitanin. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 2001.

BÍBLIA SAGRADA. Tradução de José Raimundo Vidigal. São Paulo: Editora Santuário, 2006.

CANDIOTTO, César. Ética. Curitiba: Champagnat, 2010.

CORTINA, A. ; MARTINEZ, E. Ética. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Loyola, 2005.

JONAS, Hans. Príncipio Responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa, Edições 70, 2007.

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética – de Platão a Foucault. 4 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 2007.

PLATÃO. Mênon. Tradução de Maura Iglésias. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

PLATÃO. Diálogos. Vol. III – IV. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará: Coleção Amazônica, 1980.

REALE, G. ANTISERI, D. História da Filosofia – Patrística e Escolástica. Tradução Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2005.

RUSS, Jaqueline. Pensamento ético contemporâneo. Tradução de Constança Marcondes Cesar. São Paulo: Paulus, 1999.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Brigido, E. I. (2018). A ÉTICA DA BEM-AVENTURANÇA: UMA PROPOSTA FILOSÓFICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 11(21), 21–34. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/2423

Edição

Seção

Artigos