FILOSOFAR, ATITUDE DE PESQUISA DO “EU” AO MUNDO E DO MUNDO AO “EU”: ENSAIANDO TRANSCENDÊNCIAS

Autores

  • Claudinei Vicente Cassol Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Viamão-RS (FAFIMC, 1989); Mestre em Educação pela Unisinos, São Leopoldo-RS; doutorando em Educação nas Ciências - Unijuí. Professor no CE Dr Dorvalino Luciano de Souza e na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus de Frederico Westphalen - RS (URI- FW). Pesquisa a Escola Pública da rede estadual do Rio Grande do Sul, a politecnia e questões bioéticas. Editor de ÁGORA Revista Eletrônica (ISSN 1809-4589) e Coordenador, em parceria com Claudir Miguel Zuchi, de Sapientia Vitae, série de publicações com discussões filosóficas.
  • Cláudia Battestin Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com apoio Bolsa CAPES e período de Doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Filosofia pela Universidade Comunitária da região de Chapecó (Unochapecó). Integrante do Grupo de pesquisa, Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas (Unochapecó) e da Rede Internacional do Conhecimento da Universidade de Santiago do Chile.(USACH). Atualmente trabalha como docente na Área de Ciências Humanas e Jurídicas e no curso de Mestrado em Educação da Unochapecó. É membro do comitê de ética no uso de animais (CEUA). Áreas de conhecimento e interesse de pesquisa: Filosofia, Educação ambiental, Ética, Responsabilidade e interculturalidade
  • Arnaldo Nogaro Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente. Atualmente é Pró-Reitor de Ensino da URI e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - do Campus de Frederico Westphalen. Membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI- Erechim) , Cataventos (UNICRUZ - Cruz Alta), Revista de Pedagogia - FABE e Revista Eletrônica Vivências (URI). Coordenador Institucional do PARFOR - URI. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP, conforme Portaria do MEC n 1.751, de 27 de outubro de 2006. Líder do grupo de pesquisa Ética, Educação e formação de professores, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES . Autor dos livros: Teoria e saberes docentes (Edifapes, 2002), Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida (Edifapes, 2012) e Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV, 2016), Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil

Resumo

Resumo: O artigo em pauta resulta de reflexão teórica com o objetivo de debater a temática do filosofar, filosofando, realizando um exercício de práxis sobre o cotidiano num ir e vir do homem ao mundo e do mundo ao homem. Seguindo a orientação hermenêutica e crítico-dialética ensaia-se um percurso do existir humano sobre a condição humana, procurando superar discursos e sofismas para se chegar a um comprometimento autêntico, a uma racionalidade humanizadora. Apoiados em pensadores como Castoriadis (1992, 2002), Bauman (1997), Jaeger (2003), Buzzi (1987), Japiassú (1997), Gramsci (1982), dentre outros, procura-se desenvolver seis momentos do pensar do humano sobre si mesmo e sobre o mundo/contexto com o intuito de demonstrar as possibilidades que se abrem pelo filosofar como uma prática do homem em seu existir.

 

 

 

Biografia do Autor

Claudinei Vicente Cassol, Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Viamão-RS (FAFIMC, 1989); Mestre em Educação pela Unisinos, São Leopoldo-RS; doutorando em Educação nas Ciências - Unijuí. Professor no CE Dr Dorvalino Luciano de Souza e na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus de Frederico Westphalen - RS (URI- FW). Pesquisa a Escola Pública da rede estadual do Rio Grande do Sul, a politecnia e questões bioéticas. Editor de ÁGORA Revista Eletrônica (ISSN 1809-4589) e Coordenador, em parceria com Claudir Miguel Zuchi, de Sapientia Vitae, série de publicações com discussões filosóficas.

Professor da URI-FW

Cláudia Battestin, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com apoio Bolsa CAPES e período de Doutoramento na Universitat Jaume I - Espanha. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Filosofia pela Universidade Comunitária da região de Chapecó (Unochapecó). Integrante do Grupo de pesquisa, Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas (Unochapecó) e da Rede Internacional do Conhecimento da Universidade de Santiago do Chile.(USACH). Atualmente trabalha como docente na Área de Ciências Humanas e Jurídicas e no curso de Mestrado em Educação da Unochapecó. É membro do comitê de ética no uso de animais (CEUA). Áreas de conhecimento e interesse de pesquisa: Filosofia, Educação ambiental, Ética, Responsabilidade e interculturalidade

Professora do programa de Pós graduação em educaçao - Mestrado em Educação da Unochapecó

Arnaldo Nogaro, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente. Atualmente é Pró-Reitor de Ensino da URI e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - do Campus de Frederico Westphalen. Membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI- Erechim) , Cataventos (UNICRUZ - Cruz Alta), Revista de Pedagogia - FABE e Revista Eletrônica Vivências (URI). Coordenador Institucional do PARFOR - URI. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP, conforme Portaria do MEC n 1.751, de 27 de outubro de 2006. Líder do grupo de pesquisa Ética, Educação e formação de professores, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES . Autor dos livros: Teoria e saberes docentes (Edifapes, 2002), Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida (Edifapes, 2012) e Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV, 2016), Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil

Professor do mestrado em educaçao da URI-FW

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Cassol, C. V., Battestin, C., & Nogaro, A. (2018). FILOSOFAR, ATITUDE DE PESQUISA DO “EU” AO MUNDO E DO MUNDO AO “EU”: ENSAIANDO TRANSCENDÊNCIAS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 10(20), 19–32. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/2373

Edição

Seção

Artigos