O ANTIRREALISMO NOMINALISTA DE GUILHERME DE OCKHAM A PARTIR DO COMENTÁRIO À ISAGOGE DE PORFÍRIO

Autores

  • William Saraiva Borges Universidade Federal de Pelotas
  • Pedro Leite Junior Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O Problema dos Universais (gêneros e espécies) é tão antigo quanto a própria Filosofia e, embora tenha assumido diferentes nuances ao longo da história, em todos os tempos sempre esteve associado à especulação ontológica concernente ao ser enquanto ser. Com efeito, o fisicalismo pré-socrático, o dualismo platônico e a ousiologia aristotélica nada mais foram do que distintos desdobramentos da ciência do ser e, por conseguinte, da mesma Questão dos Universais. Todavia, a problemática como tal foi formulada na Isagoge de Porfírio, no século III d. C., e a luz da tríplice indagação proposta por esse autor, os filósofos medievais retomaram os textos de Platão e de Aristóteles na tentativa de encontrar uma solução satisfatória. Guilherme de Ockham, no início do século XIV, proporá uma resposta sui generis: fundamentando-se na Metafísica do Estagirita sustentará que os universais não possuem existência ontologicamente real (antirrealismo), mas, ao contrário, são conceitos mentais ou, ainda, nomes que se referem a uma coletividade de seres individuais (nominalismo). Desse modo, o pensamento ockhamista realiza uma desconstrução do estatuto ontológico dos universais reduzindo-os ao plano epistemológico-lógico-linguístico. Para melhor elucidar as concepções do Princeps Nominalium, se apresentará, inicalmente, a evolução do problema e, em seguida, se analisará um excerto extraído da Exposição ao Livro dos predicáveis de Porfírio, isto é, o Comentário à Isagoge.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Saraiva Borges, W., & Leite Junior, P. (2014). O ANTIRREALISMO NOMINALISTA DE GUILHERME DE OCKHAM A PARTIR DO COMENTÁRIO À ISAGOGE DE PORFÍRIO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 8(15), 59–73. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/228