PIBID-PEDAGOGIA NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Fernanda Figueira Marquezan Centro Universitário Franciscano
  • Hivi de Jesus Souto Koppe Centro Universitário Franciscano

Resumo

O artigo relata a trajetória formativa de bolsistas de iniciação à docência, PIBID/Pedagogia, em uma escola estadual de ensino médio no município de Santa Maria/RS. Especificamente, relata-se a inserção das acadêmicas no âmbito escolar, além de refletir acerca do significado e das impressões das ações do Subprojeto na instituição. A investigação está apoiada na abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e (auto)biográfico. Constatou-se que a inserção das bolsistas na escola, provocou a análise crítico-reflexiva acerca do conhecimento científico, pedagógico e profissional adquirido ao longo da trajetória acadêmica e na realidade da educação pública. Foi possível perceber que as ações do PIBID Subprojeto da Pedagogia estabelecidas por meio da parceria entre Instituição de Educação Superior (IES) e de Educação Básica foram significativas, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional tanto das bolsistas quanto dos professores, o que provocou a renovação pedagógica e a [re]construção de um espaço formativo constituído por sujeitos com espírito transformador e inovador.

Biografia do Autor

Fernanda Figueira Marquezan, Centro Universitário Franciscano

Hivi de Jesus Souto Koppe, Centro Universitário Franciscano

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Publicado

2014-12-12

Como Citar

Figueira Marquezan, F., & de Jesus Souto Koppe, H. (2014). PIBID-PEDAGOGIA NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 69–79. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/220