A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NAS HABILIDADES DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO

Autores

  • Najara Ferrari Pinheiro Centro Universitário Franciscano
  • Maira Knackfuss Centro Universitário Franciscano
  • Ana Paula da Rocha Soares Centro Universitário Franciscano
  • Ingrid Amaral Corrêa Centro Universitário Franciscano

Resumo

Neste artigo, ligado às atividades desenvolvidas no PIBID, o objetivo é apresentar a discussão teórica referente à influência da família e escola nas práticas de leitura e escrita, e formas para melhorá-las. Tal trabalho tem como suporte os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000), que ditam a respeito do tema em questão, e as ideias de teóricos como Antunes (2010), Lajolo (1982, 2004), Martins (2000), Silva (2005), entre outros. Além disso, foi feita uma discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem com os alunos no ensino fundamental. Logo, tal trabalho surgiu da importância de partilhar algumas informações e reflexões acerca das dificuldades de tratar esse tema nas escolas. Como conclusão, os professores e familiares devem ser motivadores, a fim de um desenvolvimento que reflita na socialização dos alunos no mundo, tornando-os seres críticos e participativos.

Biografia do Autor

Najara Ferrari Pinheiro, Centro Universitário Franciscano

Maira Knackfuss, Centro Universitário Franciscano

Ana Paula da Rocha Soares, Centro Universitário Franciscano

Ingrid Amaral Corrêa, Centro Universitário Franciscano

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo, Parábola Editorial, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BOHNEN, A.; ULLMANN, R. A. Educação – incumbência da família, da igreja e do Estado. São Leopoldo: UNISINOS, 1986.

LAJOLO, M. O texto em sala de aula. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

______. O mundo da Leitura para a Leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 2004.

MARQUES, R. A escola e os pais como colaborar? São Paulo: Texto Editora. 4. ed. 1993.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases. (1996). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2014.

SILVA, E. T. A produção da Leitura na Escola: pesquisas x propostas. São Paulo: Ática, 2005.

TRAVAGLIA, L. C. A gramática na escola/ Língua Portuguesa: o ensino de gramática. Salto para o Futuro ‐ Boletim, v. 3, p. 73‐97, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Ferrari Pinheiro, N., Knackfuss, M., da Rocha Soares, A. P., & Amaral Corrêa, I. (2014). A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NAS HABILIDADES DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 53–61. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/218