SUBLIME E PÓS-MODERNO
Resumo
Este estudo pretende refletir acerca da condução de Jean François Lyotard, em sua análise do fenômeno pós-moderno e na recuperação que faz do sublime kantiano para a estética atual.Referências
BECKETT, Wendy. A história da pintura. Portugal: Atelier da Imagem, 1994.
CAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus, 2006.
DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.
_____Belo, sublime e Kant. Editora UFMG, 1998.
FRANZINI, Elio. A estética do século XVIII. Lisboa: Estampa, 1999.
GREENBERG, Clement Estética doméstica: observações sobre a arte e o gosto. Trad. André Carone. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
GUINSBURG.J e Ana Mae Barbosa (org.). O Pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
GUYER, Paul. Kant and the experience of freedom. Cambridge University: Paperback, 1996.
JIMENEZ, Marc. O que é estética? Trad. Fulvia M. L. Moretto. São Leopoldo - RS: Unisinos, 1999.
KANDINSKY, Vassily. Do espiritual na arte. Trad. Elio Franzini. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
KANT, Immanuel Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
_____. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valerio Rohden. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
_____. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Campinas: Papirus, 1993.
LYOTARD, Jean François. Moralidades Pós-Modernas. Trad. Marina Appenzeller. Campinas - SP: Papirus, 1996.
_____. O pós–moderno explicado às crianças. Trad. Tereza Coelho. 2 ed. Lisboa: Don Quixote, 1993.
_____. The postmodern condition: a report on knowledge. Minneápolis: Minnesta Press, 1993.
_____A condição pós-moderna. Trad.: Ricardo Corrêa Barbosa. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
_____. Lições sobre a analítica do sublime. Trad. Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus,1993.
NÉRET, Giles. Kazimir Malevitch e o suprematismo. Trad. Maria do Rosário Paiva Boléo.Berlin: Taschen, 2003.
NOVAES, Adauto (org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
PAVIANI, Jayme Estética Mínima: notas sobre arte e literatura. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
TERRA, Ricardo. Passagens: estudos sobre a filosofia de Kant. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
WALTHER, Ingo. Arte do século XX. Lisboa: Taschen, 1999.