Racionalismo e Educação: o Ethos Contemporâneo

Autores

  • Leno Francisco Danner PUCRS

Resumo

Neste trabalho, queremos refletir sobre as relações entre democracia, direitos humanos, pluralismo, cosmopolitismo e educação, ressaltando o ethos da práxis político-pedagógica atual, fundado da necessidade de radicalizar o iluminismo moderno, e seu objetivo, isto é, a emancipação humana.

Biografia do Autor

Leno Francisco Danner, PUCRS

Referências

BENAYON, Adriano. Globalização versus Desenvolvimento. Brasília: LGE, 1998.

HABERMAS, Jürgen. O Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990.

HEGEL, G. W. F. Lecciones sobre la Filosofía de la Historia Universal. Madrid: Alianza, 1982.

HEGEL, G. W. F. Princípios da Filosofia do Direito. Tradução de Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KANT, Immanuel. A Paz Perpétua e Outros Opúsculos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, [s. d.].

KERSTING, Wolfgang. A Secularização e a Fundamentação do Político (mimeo).

LOCKE, John. Dois Tratados sobre o Governo Civil. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política (Livro I, Volume I) – o Proces-so de Produção do Capital. Tradução de Régis Barbosa e de Flávio R. Kothe. São Pau-lo: Abril Cultural.

RAWLS, John. O Direito dos Povos: Seguido de A Idéia de Razão Pública Revista. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

___________. O Liberalismo Político. Brasília: Instituto Teotônio Vilela; São Paulo: Editora Ática, 2002.

___________. Justiça como Eqüidade: Uma Reformulação. Tradução de Cláudia Ber-liner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2008-12-12

Como Citar

Danner, L. F. (2008). Racionalismo e Educação: o Ethos Contemporâneo. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/206

Edição

Seção

Artigos